sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Literatura Gótica ou Literatura Fantástica.

Primeiramente, devem esta pensando em o que deve ser literatura fantástica. 
Literatura fantástica é a  designação genérica de qualquer criação literária que não dê prioridade à representação realista imediata do mundo. Inclui mitos e lendas, textos surrealistas e de terror.Ou seja, literatura fantástica é tudo que é dito como literatura gótica, ou ainda, substituindo o termo usado como literatura gótica.
Muitos admiradores da subculturraa gótica, principalmente os iniciantes, atribuem esses tipos de literatura aos Ultra-Românticos. Mas isso é um erro. Apesar da grande contribuição de tais poetas não podemos os colocar como unicos escritores desta literatura, já que muitos dos autores com caracteriscas góticas em suas obras, não são exatamente dessa época romântica.
A Literatura Fantástica surgi em oposição ao racionalismo e a realidade da Europa do século XVIII. Nesta época, o iluminismo e a "razão" condenavam toda a cultura medieval, dando um termo um tanto quanto pejorativo a essa época."Idade das Trevas".
Surgida junto com a obra Castelo de Otranto, de Horace Walpole datada em 1765, que é a obra percusora do que viria a ser chamado de Novela Gótica (gothic novel, no Brasil veio a ser chamado de romance gótico). Surgi aí então  literatura fantástica.
Ambientações macabras, como castelos, florestas, masmorras. Fantasmas, ruinas medievais, paisagens noturnas. São caracteristicas destas obras.
Apesar de, como já citado, não podemos atribuir essas obras a apenas os Ultra-românticos, já que alguns autores como: Augustos dos Anjos, Bram Stoker, Edgar Allan Poe, não são românticos.
Os ultra-romanticos só adicionaram mais alguns termos, ou caracteristicas, a literatura fantásticas, como por exemplo: O amor doentio, a melancolia, o desejo pela morte, a depressão.
Colocando em nota o termo gótico é colocado como sinônimo de obscuro e medieval, como é explicado nesse texto. (...na verdade o gótico é uma tendência romântica de expressar as inquietudes da natureza humana com relação ao seu tempo e seu espaço. É como se o homem, insatisfeito com o seu momento na história, expressasse através da arte os seus medos e os solucionassem através do “fantástico”.- Ponto Literário. http://www.iportais.com/pontoliterario16.html )

By Góticos do Maranhão
.



 

Um comentário:

  1. Tenho um artigo publicado em meu blog "A Presença do Gótico em Ligéia de Edgar Allan Poe" e se trata de como o fantástico, o mito, o endeusamento feminino, a maldição de família, ambiente sombrio, autenticidade narrativa entre outros gabaritam uma obra para ser reconhecida como gótica.

    ResponderExcluir